domingo, 5 de maio de 2013

Antropofagia do plástico...

A Melissa é o sapato de plástico brasileiro mais conhecido de todos os tempos, nisso não há dúvidas, mas temos visto  a ascensão do plástico nos últimos anos e com isso os ataques de pânico das melisseiras ao verem pisar por aí sapatilhas e sandálias que parecem imitar a Melissa. Mas será que elas são mesmo cópias da Melissa? Ou é apenas uma nova matéria prima entrando nas prateleiras e vindo para se firmar no mercado?
Vamos analisar dessa forma: Os coturnos tiveram em alta no último inverno, várias marcas lançaram seus modelos, cada um fazia sua escolha dentro daquilo que combinava com seu bolso ou com seu estilo. Não acredito que, ao estar calçando seu coturno, uma mulher olhe para os pés de outra e diga que o sapato da amiga é plágio, cópia ou falsificação. Com os sapatos de plástico está acontecendo o mesmo. Hoje se tem várias marcas de vários preços e fica a critério da clientela fazer suas escolha.
Como melisseira eu posso dizer que a marca se solidificou no mercado como um conceito. A própria marca Melissa já tem o seu valor comercial e, preenchendo um nicho que estava nascendo visando o mercado de uma classe que não podia comprar Melissa, a Grendene lançou uma marca secundária de calçados de plástico tão confortáveis quanto a Melissa, porém vista pelas melisseiras como uma afronta as suas coleções:  a Zaxy. Mesmo gerando muita discussão no mundo melisseiro sobre cópias e sobre não ser justo fazer calçados tão parecidos com a Melissa, a Zaxy está conquistando o mercado de uma forma gradual, mas  sólida. Algumas   sandálias que são parecidas com a Melissa, porém mais baratas, vem ocupando o guarda-roupa das próprias melisseiras e abrindo caminho para novas coleções. Era de se esperar que a Melissa fosse alcançar o mercado internacional e se tornar uma marca-conceito da mesma forma que era esperado que o mercado consumidor fosse se render a Zaxy, fazendo-a uma nova marca de calçados de plástico tão cobiçadas quanto a Melissa, porém que cabe no bolso de um maior número de consumidores.

MELISSA + ZAXY = MAIS MOTIVOS PARA AMAR SAPATOS


















As imagens misturadas foram colocadas de propósito para você pensar justamente na questão do sapato de plástico da Grendene como um sapato confortável e bonito, não como uma marca-conceito. Pense: se ele levasse a marca Melissa você usaria??? Alguns consumidores se prendem muito mais a marca e ao seu conceito do que ao conforto e o valor real do produto. Não vou ser hipócrita e dizer que para mim tanto faz. Vou confessar que alguns modelos da Zaxy me agradam muito, digamos que os mais originais, e devido ao conforto, eu não abro mão de comprar por ser um sapato considerado cópia da Melissa. Digamos que eu tenho um casamento sólido com a Melissa, mas estou começando a pular a cerca com a Zaxy. Hoje o sapato de plástico também virou um conceito de estilo. 

PETITE JOLIE E SONHOS DE PLÁSTICO...

A Petite Jolie é uma marca que não fabrica apenas sapatos de plástico, mas está mudando o conceito de muita gente sobre os calçados que fabrica que podem ou não ser considerados cópias da Melissa. Nesse caso, eu acredito que já exista uma democratização do material. Como é um material que dá muito mais possibilidades de modelos, criações, cores e texturas, outras marcas estão começando a aderir ao material. 
Confesso que tenho visto modelos lindos e fiquei simplesmente enlouquecida com a bolsa deles:


 Uma das jogadas de marketing da marca foi levar para as blogueiras seus sapatos para que fizessem sorteios, fotos e looks do dia com a marca. Sabemos que muitas blogueiras são formadoras de opinião dentro do mundo da moda e claro, lançadoras de tendências. Foi mais do que certeira fazer a publicidade da Petite Jolie por esse campo. Nós desejamos o que as blogueiras estão usando.
É uma marca linda, com preço acessível e com modelos exclusivos, alguns até se parecem com Melissas, mas como eu mencionei antes, é uma nova tendência o uso do plástico como matéria prima. Assim como outras marcas lançam em cada estação seus produtos quase que idênticos, não seria diferente com o plástico. Já estou me rendendo a marca e com certeza fará parte da minha coleção de calçados de plástico... dos meus sonhos de plástico!!! O que falta é a Petite Jolie ter uma loja física, própria, ou fazer uma distribuição maior pelo país, pois não é tão fácil achar os modelos quanto as Melissas que tem um clube espalhado pelo Brasil e um site próprio para venda!!!










A ideia é justamente se desprender um pouco do conceito Melissa (sim eu sei que isso é difícil) e incorporar o conceito do calçado de plástico, independente da marca. Eu sei que te modelos horrorosos da mesma forma que tem melissas que eu jamais usaria. O plástico veio para ficar e aos poucos está tomando conta dos pés da brasileira. vale lembrar antes de terminar este post que muitas marcas internacionais tem em suas coleções calçados de plástico tão fofos quanto os nossos brasileiros!!!! Um ode ao plástico!!!



4 comentários:

  1. Nunca valorizei excessivamente qualquer marca por custar mais caro que as demais ou ser a mais conceituada do mercado. Se gosto da peça, achei bonita e é confortável, eu levo! Seja ela de um shopping ou do Bom Retiro, hahah...

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    1. Por mais melisseira que eu seja também não me apego a marcas... se gosto de uma roupa ou sapato eu levo.. não importa de onde, o que vale é estar lindona!!!!

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  2. Concordo com tudo oque você escreveu, as pessoas se prendem as marcas até demais; eu amo Melissa mas se fosse pra mim escolher entre dois modelos parecidos, um da Melissa e um da Zaxy eu com certeza ficaria com a da Zaxy, por ser tão boa e bonita quanto a Melissa só que um preço bem melhor!
    beijos
    http://karenlimablog.blogspot.com.br/

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    1. Também acho que as pessoas se prendem as marcas, principalmente essas que são conceito. Tem marcas que tem produtos bem inferiores e algumas amigas minhas usam porque é de tal loja, de tal marca, sendo que além de cara não presta. Usam mais a etiqueta que a roupa... não e apego!!!

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