segunda-feira, 6 de maio de 2013

Dando um google em estantes para livros...

Imagina um casal de namorados dividindo as escovas de dentes, vão precisar de no máximo um copo para colar as escovas e a pasta dentro não é? Agora imagina que esse mesmo casal tem pencas de livros, em português, em inglês, em alemão... óóóóó como juntar tudo isso em um apartamento micro???
Pois é, ando nessa faze "desespero por aproveitamento de espaço" e essa semana pesquisei algumas ideias para guardar os livros. O nosso problema, meu e do Felipe, é que tem vários livros que a gente tem igual e ainda a versão em inglês mas nenhum dos dois quer se desfazer de seus queridos. Agora me responde para que dois O Senhor dos Anéis e dois O Hobbit, mais a versão em inglês??? Contamos ainda com versões antigas de enciclopédias que fazem parte do espólio da família, livros, almanaques, revistas antigas... praticamente uma biblioteca. Em média a gente compra uns três livros por mês cada um. Onde colocar isso tudo dentro de um apartamento de 40m²??? Vamos então examinar as opções... 

Nessa gaveta em baixo da cama tem CDs, mas nada impede que você guarde seus livros assim, para aproveitar o espaço eu até que gostei da ideia, porém eu gosto que os livros fiquem expostos fazendo parte da decoração da casa.


Achei bem interessante como eles usaram essas rodas de madeira, em cima ainda dá para fazer uma mesinha. dessa forma a gente acaba reciclando material e economizando na marcenaria. Uma boa ideia!

Amei a ideia de fazer prateleiras na volta toda da sala e colocar os livros lá em cima. Economia de espaço!!!  Eles ficam meio fora de alcance, mas dá para guardar aqueles que você menos usa.


Essa estante no canto tem um eixo que faz com que ela de toda a volta. Achei maravilhosa, dá para guardar muita coisa aí. 


É só convencer o Felipe a usar os móveis antigos dele como estantes. sei que aqui não tem economia de espaço mas achei legal porque os móveis antigos a gente já tem, é só restaurar!!


Outra mesinha que pode ficar no centro da sala, no cantinho do sofá, servir como criado mudo e ainda pode deixar os livros que você está lendo à mão!! Você também pode colocar a coleção de revistas.



Aqui eu adorei o formato porque você pode até usar duas escadas abertas e colocar as prateleiras. Pronto, livros organizados em um espaço pequeno.

Sonho de consumo não é?? Achei super prático, só falta arrumar o marceneiro que execute o projeto!!


Para quem tem escada e quer aproveitar o máximo os espaços  aqui vai uma boa ideia.

Mais uma estante que pode ficar em um cantinho e guardar muitos, muitos livros ocupando pouco espaço.


Criativa, mas sem os gatos... eu já tenho um cão raivoso chamado Howard.


O que eu curti aqui foi a ideia de fazer prateleiras em uma parede inteira cobrindo ela de livros, inclusive a cima das portas, vale para um lugar pequeno.


Pega a escada velha e coloca na parede. Super original, decorativa ainda por cima economiza uma grana.

Colocar uma estante que faça as vezes de porta de correr também é uma opção para economizar espaço.

Mais uma em que as paredes foram cobertas de livros. E tem papel de parede melhor????


Nessa estante foram embutidas gavetas verticais, também gostei pela economia de espaço embora os livros fiquem todos guardados.  Nessa imagem são DVDs mas nada impede que você guarde seus amores ali também.

Então é isso galera, só uma olhadinha rápida para se ter uma ideia de onde guardar aquele amontoado de livros que a gente tem. Moda, História, Literatura, Ficção em português, ficção em inglês, genealogia, enciclopédias, livros de receita... aff... é tanta coisa, nem quero pensar no dia da mudança!!!


Um comentário:

  1. Boas dicas, estou com esse "problema"... qual escolher, onde comprar, com quem fazer o projeto e executar etc,etc e.... etc. Enfim, vc conseguiu fazer a sua? Gostou? Coloque-me nessa fita tb rsrsrs

    ResponderExcluir