quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Starters: que tal alugar seu corpo? ...

       Esse livro não estava na minha lista gigantesca de livros de ficção para comprar, já tinha visto ele exposto na livraria, já que essa capa é muito chamativa e linda, diga-se de passagem, mas quando entro na livraria tenho o péssimo costume de ir direto à minha prateleira preferida e geralmente ignoro todo o resto. Mas outro dia eu estava vagando pela Saraiva enquanto esperava o Diogo olhar um livro e foi aí que Starters veio parar direto na minha mão. Além da história ser curiosa o livro estava em promoção por R$ 14,90 e livro por esse preço a gente não dispensa né? Levei o livro para casa e não desgrudei dele enquanto não devorei página por página.

       Em um primeiro momento as comparações com Jogos Vorazes vão ser quase que impossíveis de não serem feitas, mas a trama central do livro é inteligente e joga para o leitor muitos questionamentos sobre a sociedade em que vivemos, assim como a maioria das distopias que estão nas prateleiras. Grosso modo, distopia é um gênero literário que tem se consagrado nos últimos anos, mesmo que sua história na literatura já tenha sido escrita há décadas. O livro 1984, de George Orwell é um exemplo de distopia. Uma história que acontece em um futuro alternativo, pós apocalíptico ou não, onde a sociedade é totalmente corruptível e geralmente o mundo está devastado precisando ser salvo. Distopias fazem uma crítica à sociedade "copiando"elementos em uma realidade fictícia. 

       Em um futuro pós apocalíptico em que sobraram apenas velhos (enders) e crianças (starters), pessoas de quase duzentos anos alugam os corpos dos adolescentes para poderem viver aventuras, ir a festas, paquerar, e usar suas fortunas, já que seus corpos não aguentariam tantas atividades.  Callie é a nossa heroína que vai alugar seu corpo em troca de dinheiro para poder ajudar o irmão mais novo doente. Só que Callie não conta com as más intenções de sua inquilina (nome dado aos enders que alugam os corpos), algo dá errado e Callie acorda no meio do aluguel, vivendo a vida de Helena.
O enredo trás algumas questões dignas de discussão:

1- A história se passa em um futuro onde uma doença dizimou  parte da população entre 20 e 60 anos, somente velhos e crianças foram vacinados. Em 2010 a vacina contra a gripe "A" teve  esse mesmo critério de vacinação, o que aconteceria se tivéssemos uma pandemia? Seria possível que só sobrevivessem quem foi vacinado? No livro as crianças que não tem avós ou parentes mais velhos vivos foram para instituições ou viraram crianças de rua. O que leva a segunda questão: 
2- Com a expectativa de vida da população aumentada para duzentos anos os velhos (enders) precisavam garantir seus empregos e foi proibido o trabalho para menores de dezenove anos. Nossa expectativa de vida tem aumentado e mais idosos têm lutado para se manter no mercado de trabalho mesmo aposentados. A previdência também quer aumentar a idade e o tempo de serviço para aposentadoria tentando conter o buraco na previdência social. Para onde iremos??? Será que estamos caminhando para o mesmo futuro descrito no livro? Aí temos a terceira questão: 
3- No livro os enders são idosos com até duzentos anos que passaram por processos de cirurgia plástica para se manterem belos, mas não conseguiram manter a energia juvenil em seus corpos precisando "alugar"os corpos dos adolescentes (starters) para poderem fazer muitas das atividades que gostariam. Será que a qualidade de vida aumentou junto com a expectativa? Os idosos continuam aproveitando a vida com qualidade ou vão aos 80, 90 anos sendo arrastados por filhos ou  parentes? A grande questão que fica aqui é: viver até quando?

       Starters é um livro de enredo curioso, tem partes que você até sente uma certa raiva da autora por ela ter subestimado a inteligência do leitor e ter colocado algumas partes idiotas, mas em se tratando de uma distopia tudo é possível. A semelhança com Jogos Vorazes por vezes chega a ser irritante, a heroína não tem tanta profundidade, mas o final é imprevisível. Ele é apenas o primeiro de uma série (os outros ainda não foram lançados nem lá fora) e deixa um baita gancho no final. Mesmo assim a narrativa flui muito bem e você sente lá pela terça parte final do livro que já está se apegando à personagem e torcendo por ela. Jogue no meio da trama dois carinhas fofos, um cara malvado que quer dominar o mundo e pessoas boas de coração dispostas a morrer por uma causa e você vai ter nas mãos um bom livro para as férias.

    O livro tem seus prós e seus contras, eu como fã incondicional de Jogos Vorazes gostei de Starters por trazer a tona questionamentos diferentes de outras distopias. A autora soube usar com inteligência o tema da juventude e da velhice. Pegue o livro para ler e você vai se encontrar em um futuro onde velhos milionários alugam corpos de adolescentes que estão a margem da sociedade para poder viver de verdade, no mínimo você vai acabar a leitura se perguntando como será o seu futuro.

XOXO
Marcinha Peixoto
Colaboração/ revisão textual :  Felipe Essy
(www.felipeessy.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário