quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Exorcizando um demônio

Você achou que podia tudo não é? Que era o dono da verdade absoluta sobre a vida, embora tenha aprendido, e muito bem na faculdade, que verdades absolutas não existem. Achou que poderia ser o melhor, o mais inteligente, o mais sagaz, o mais intelectual, o que detinha o conhecimento empírico sobre o amor. Você, no auto de sua torre de orgulho achou que todos os livros lidos, a postura impecável e a polidez te manteriam em um estado de superioridade permanente. Lembra quando me dizia que o que eu queria não existia? Que minha fantasia romancista estava apenas nos livros e nas minhas séries favoritas? Mentira! Você que nunca acreditou na poesia da vida, no carinho entre pessoas que se gostam, nas demonstrações de afeto, de amor. E agora? Vai fazer o que com  toda essa bibliografia e verdade que tu achas que detêm? Te dói ficar sozinho não é? E sinto muito te informar, vai ser sempre assim... e mais uma má notícia: eu achei aquilo que você disse que não existia, achei a outra parte de mim, não a minha alma gêmea ou minha outra metade mas alguém exatamente como eu, tão apaixonado pela vida, tão apaixonado pelas coisas, com fé no mundo e nas pessoas... e enfim... tão deslocado quanto eu.
Você sempre se gabou de ser o melhor, de estar entre os primeiros, e isso gerava em mim um sentimento de competição, eu tentei por muito tempo ser alguém para você admirar, para você se orgulhar. Mas que diabos eu estava fazendo? Tentando não ser eu? Quando me dei por conta havia me tornado fria e calculista, ponderada de mais, menos radical. Essa não era a pessoa de quem EU me orgulhava. Agora eu me olho no espelho e me vejo com meus próprios olhos, vejo a menina doce apaixonada pela vida tomando fôlego depois de uma bela mergulhada numa onda que quase me arrastou para algum tipo de abismo. Quando você plantou a semente da dúvida me dizendo que minha fantasia romântica não existia me fez querer provar para você que nem todos são seres apáticos, introvertidos, fechados na escuridão como você, ainda existe gente que acredita em fadas!
O que você vai fazer agora? Eu sugiro: fique com seus livros, suas teorias sobre o amor líquido, suas altas doses de sabedoria enquanto eu me divirto me apaixonando e recebendo tudo aquilo que eu sempre pedia para você me dar: atenção! Estou sendo cruel? Talvez, mas eu precisava te dizer que você não é nada, nada além do pouco que você tem. É apenas você e sua noção distorcida do que é a vida, do que é o amor, do que é um relacionamento cheio de carinho e afeto. Olhe para o quarto vazio, pense nas vezes que poderia ter dado risadas descontroladas, imaginado comigo lugares onde seríamos felizes, ou posto a mão de brincadeira na minha barriga e sonhado com um filho nosso. Aprenda a sonhar pelo amor de Deus! Ou viva com essa realidade que eu não suportei, essa realidade obscura na qual eu estive imergida por muito tempo e por acaso, numa tarde de outono, descobri uma rota de fuga muito perto de casa. Fui acordada de um sono profundo por um beijo demorado de alguém enviado de terras distantes. 
Se estou descontando a raiva? Com certeza estou descontando a raiva porque hoje, quando fui enterrar o que restava da nossa história percebi o quão leve estou, percebi que a paz que eu tanto desejava está instalada, que eu durmo e acordo feliz, mas ao ver nossas fotos e nossos escritos para o futuro também percebi que foi a sua seriedade, a introspecção, a falta de DIZER que queria ficar comigo que botou tudo a perder. Foi você que fez com que eu deixasse de te amar, foi você que destruiu com tudo.
Fique com seus livros, seja o melhor, tenha sempre um autor na ponta da língua para expressar as suas ideias, sinta raiva do mundo. Mas tenha consciência de que você nunca vai passar disso, vai ser para sempre um ser solitário, talvez um homem e meio por carregar seu filho sempre contigo. A vida não vai te poupar. Teorias não fazem ninguém feliz. O toque, o afago, o beijo, o abraço e as mil vezes que eu escuto EU TE AMO por dia sim! Mesmo que esse amor não dure, mesmo que esse amor não seja tão intenso eu posso dizer para você que estou mesmo feliz, depois de ter me desfeito do fardo e de poder dividir planos com outra pessoa, poder ouvir o que vamos fazer, poder desmoronar no colo de alguém que me permite ser fraca, que é forte por mim enquanto durmo um sono livre de pesadelos, eu estou em paz.
E você? tem algo verdadeiro a que se apegar? Alguma teoria fundamentada para dizer que eu vou dar minha cara a tapa? O que te resta é apenas a solidão. Mesmo que você não esteja sozinho, eu sei, porque te conheço bem, que lá no fundo esse vazio te atormenta. Seja superior agora! Me diga que o que eu quero não existe! Enquanto você faz isso meu caro, eu faço planos de viajar para a Alemanha, mesmo que seja daqui a um ano, dois anos, eu escuto alguém planejar comigo algo que talvez demore mais do que o esperado para acontecer. Enquanto você apaga luz e tenta resolver seus problemas nós sonhamos o sonho dos loucos, daqueles que acreditam que podem qualquer coisa. A vida nem sempre é um final de comédia romântica, concordo com você, mas é muito bom ter alguém que se esforça todos os dias, por mim, para que seja no mínimo um dos meus episódios favoritos!

4 comentários:

  1. AGORA... tem que postar o novo lindo visual, que marca essa fase.. explicando como faz..é claro ;)

    ResponderExcluir
  2. Gostei do tom narrativo do desabafo (e claro das palavras gentis). Que o mundo é cheio de cinzas todos nós sabemos, mas cabe a nós termos sanidade o suficiente para pegar um balde de tinta e melhorar as coisas, não é mesmo? ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus vc carrega mil baldes de tinta de cores diferente torando minha vida muito mais colorida!!!!

      Excluir
    2. E o melhor de tudo: Não sai com àgua! XD (responder a resposta é ótimo! haahaahaaah)

      Excluir