sábado, 18 de agosto de 2012

Somos renascentistas!!!!


A Marcinha queria ser muitas coisas: professora de História, escritora, consultora de moda, compradora de uma grande marca, blogueira, professora de História da Moda, ter uma loja etinerante, cursar pscicologia, dar aulas de Literatura, trabalhar em uma escola pública e em outra particular. UFA!!! Mas no meio de tantas possibiladades tem como querer ser apenas uma coisa, uma coia que te defina para o resto da vida? 
Muitos teóricos (e a essa hora, 1:30 da madruga não me vem nenhum na cabeca) vem trabalhando um novo conceito: os novos renascentistas. São profissionais que não atuam em apenas uma única área, são assim, como DaVinci, um profissinal que sabe de tudo um pouco e anda por várias áreas. DaVinci, um dos principais nomes do renascimento era um cara muito esperto. Sabia astronomia (dizem que astrologia também) medicina, arte, física... prestaram atenção que no meio tem arte?
muita gente cobra que eu, formada em História, siga uma carreira na área,  pautando minha vida acadêmica toda em cima da História. Mas e se eu quiser fazer outras coisas? Eu gosto de fazer resenhas de séries, eu gosto de escrever, eu gosto de pscicologia, de marketing... eu gosto de tanta coisa... assim como nosso amigo do Código.. srsrsrs
O mercado de trabalho hoje exige cada vez mais que a gente seja multi, hiper, que saibamos fazer de tudo um pouco e acredito que para ter realização profissional e pessoal você deve mesmo estudar tudo aquilo que gosta.
Tá, eu fiz História, mas sempre compro livros que falam sobre marcas e o valor agregado a elas,  porque eu não posso trabalhar com Marketing também? O que me impede de dar aulas em um turno , fazer consultoria de moda em outro e escrever a noite???? A sociedade cobra que sejamos especialistas!
Um viva aos novos renascentistas que as vezes tem três faculdades, que as vezes falam 3, 4 idiomas por diversão, que escrevem porque gostam, ou tocam em bares, ou blgueiam enquanto tem outra profissão. Vamos ser como DaVinci e olhar as estrelas enquanto pintamos um quadro de uma mulher com meio sorriso, ou dessecamos defuntos ao mesmo tempo que pintamos a santa ceia. Vamos estudar o homem e a arte, vamos estudar o mundo.... vamos descontruir essa ideia de que somos uma única coisa e não sujeitos em constante transformação. Me deixem ser esse montão de coisa ... me deixem trabalhar com todas as minhas paixões... ta aí, vamos explorar todas as nossas paixões e fazer delas fontes de rendimentos!!! um Salve a DaVinci!

2 comentários:

  1. Concordo plenamente. Hoje a sociedade diz que quer um profissional especializado, mas na verdade quer um indivíduo multi-tarefa. O professor que o diga: Tem que saber bem sua língua, conhecer um pouco de história e ainda saber integrar sua disciplina com as demais. Além disso, a maioria das melhores contribuições na área da Linguística foram feitas por Matemáticos como Chomski e Lewis Carrol na Literatura, além dos inúmeros formados em Direito que cosntruiram a Literatura brasileira. Enfim, essa coisa de "ficar na sua área" sempre foi papo furado, o que todo mundo quer é de tudo um pouco, e eu quero um monte!

    ResponderExcluir
  2. Eu também concordo... Falando nisso... Nessa necessidade de especialistas em casa coisa, acabo de ler um capitulo de um livro que diz exatamente isso :“ A globalização criou a especialização". Em um mundo conectado (culturalmente, tecnologicamente, FINANCEIRAMENTE) não conseguimos escapar desse tipo de formação, que nós limita. A faculdade/sociedade nós obriga aos 16, 17 anos escolher uma coisa para a vida toda, e a cada processo (especialização, mestrado, doutorado...) temos que afuzilar nosso olhar... PQ??? Quem é que com 15 anos sabe o que quer para o futuro???? Qual é a média de vida do homem/mulher hj??? 60, 70 anos... Jesus.. dá para fazer coisa pra caramba durante uma vida...pra quer se limitar?? Pq não posso apenas adquirir conhecimento... pq não posso dar aula e cursar diferentes especializações???
    Sou da opinião que deveríamos fazer tudooo o que se quiser fazer.. por varias ramificações diferentes. Conhecinto nunca será demais..

    ResponderExcluir