quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Arrume sua própria bagunça...


O que torna nossa vida mais fácil? Resposta simples: muita organização! E que tal arrumar o seu closet ou guarda-roupa de forma prática e harmoniosa para facilitar aquele look do dia?? Vamos as dicas!


PRIMEIRO PASSO: Você vai tirar tudo o que está dentro do armário para separar as roupas que você usa das que você PRECISA!!!! Doar. Sim, aquela calça jeans que tem dez anos ou aquela blusa que você ganhou da tia avó e detesta podem muito bem serem passadas para pessoas que precisam mesmo. Aquelas que você não usa já faz mais de duas estações vão para doação também. Você também tem a opção de vender em brechós na rede ou na sua cidade e ainda lucrar uma graninha para um sapato novo. Separou as roupas? Hora de padronizar os cabides.

SEGUNDO PASSO: Padronizar os cabides. Os cabides padronizados criam uma imagem mais limpa para o seu armário.



Lembre-se de arrumar os cabides seguindo um padrão. Pode ser por cores seguida por tamanho. Primeiro camisas, em seguida blusas e depois saias ou vestidos.


As camisas devem sempre ter o primeiro botão fechado, isso vai mate-las no lugar e ajudam a não criar marcas nos ombros. Padronize por cores e estação. 

A padronização deixa tudo mais bonito e bemmmmm mais fácil de achar. Outra dica é: sempre que você tirar uma roupa do cabide, deixe o cabide no mesmo lugar. Assim ele fica esperando a roupa voltar organizadamente. 

EXTRA: personalize seu cabide! Se você já tem um monte de cabides em casa diferentes um do outro personalize-os com tecido. Além de ficarem super fofos eles ainda ajudam a segurar tecidos como seda, crepe, ou outros escorregadios.



TERCEIRO PASSO: Vamos dobrar e arrumar suas camisetas e blusas. Elas podem ser guardadas dobradas ou enroladas em gavetas, isso vai depender da disposição  do seu armário. Como eu falei antes, procure sempre seguir um padrão de cores para ficar mais fácil de encontrar o que você procura e deixar com visual mais harmonioso.










Para quem precisa de mais prateleiras essas caixas plásticas são uma ótima opção. Você encontra em grande supermercados ou lojas de materiais de decoração e são bem baratinhas. Tudo separado por cor, nas gavetas ponha os pijamas dobrando os conjuntos de forma que a calça fique por dentro da parte de cima, isso facilita a hora de achar os conjuntos.


Você também pode usar caixas para guardar aquelas roupas de outras estações ou aquelas que você menos usa e ainda utilizar a parte de cima da caixa como prateleira. Fica tudo guardado longe do pó e você ainda otimiza o espaço.









EXTRA: Para quem precisa de muito mais espaço do que realmente tem, existem prateleiras feitas de tecido que você pode prender na madeira que sustenta os cabides. Você encontra em lojas de decoração, grandes redes de supermercados e no AVON.













QUARTO PASSO. Arrumar calcinhas, sutiãs, meias e afins. A melhor maneira de arrumar esses itens é utilizar aquelas colmeias, separadores de plástico ou acrílico que você encontra nos já citados supermercados, lojas de decoração e nas revistas do AVON.

Meia-calça devidamente guardada em nichos de acrílico sem correr o risco de puxarem fios. separadas por cor fica muito mais fácil de achar e devolver depois de lavada.








Jamais dobre seus sutiãs porque isso faz com que o bojo entorte estragando o formato do seio. Guarde sempre abertos um apoiado no outro, isso mantem o formato e fica mais fácil de achar.


Em colmeias, ou separadores, tudo fica mais organizado nas gavetas. Lembram daquela técnica que nossas mães usavam para enfiar uma meia dentro da outra e fazer uma bolinha? Nunca mais faca isso!!! Junte as duas meias e apenas faca um rolinho, isso evita que os elásticos esgassem e as meias duram muito mais!














EXTRA: Faltou grana para comprar separadores, divisores e afins? Que nada, faça como eu, use caixas de leite. SIMMM!!! Junte várias caixas de leite e faca suas próprias divisórias. Além de reciclar e ajudar o meio ambiente você ainda personaliza seu armário. É só lavar, secar bem, e costomizar com um tecido lindo ou rendas. Cola branca serve para colar uma caixa na outra,. Passe cola em toda a lateral, prenda com prendedores e deixe secar por um dia antes de fazer o acabamento.










QUINTO PASSO: Depois das roupas todas em seus lugares é hora de juntar os pares de sapatos. Você já separou aqueles que serão doados ou vendidos no brechó? Sabe aquele sapato que você usou quando foi madrinha de casamento há cinco anos atrás e deixou guardado caso surgisse outro evento? Pois é, pode ter uma madrinha precisando de um desses e você ainda lucra uns reais para comprar aquela Melissa nova.  Separe os estragados e mande já para o sapateiro. Você pode trocar o taco, a sola ou dar uma repaginada naquele super confortável que já ta com cara de velho. Separados? Vamos arrumar então!


Saquinhos de TNT ou de tecido com a ponta de plástico transparente são bons porque não ocupam os espaços com caixas e ainda deixam os sapatos visíveis, mais fáceis de encontrar .
Você pode colocar os saquinhos dentro de caixas em pé, assim otimiza o espaço e deixa as pontas visíeis. 


 Sim!!!! São garrafas pet!!!







Esse modelo de sapateira vertical é para pendurar no armário. existe duas formas: ou de frente, como mostra a imagem ou na lateral do armário. Você também pode usar esse modelo atrás da porta ou em outro móvel se você preferir. 

Com esse tipo horizontal de sapateira você pode guardar os sapatos da outra estação e deixa-los no fundo de gavetas ou no fundo do armário. Vão proteger os sapatos do pó e economizar também com o espaço das caixas. Esse modelo e o vertical você encontra nos grandes supermercados e na revista do AVON.


SEXTO PASSO: Bijuterias, maquiagens e afins... vamos dar uma passada  na cozinha para pegar uns organizadores? Sim na cozinha! Para organizar as bijus, óculos, relógios, a gente vai usar formas de gelo e porta talheres. Com a diversidade de cores que existem de cores desses objetos de decoração, dá para deixar tudo divertido ou clean - e com a sua cara. 

As formas de gelo  você pode usar para por anéis e brincos pequenos, isso evita aquele bolo de coisa dentro de caixas e a eterna procura na hora indevida por aquele anel ou par de brincos que você nunca acha.


Colares e pulseiras podem ser colocados nos espaços maiores dos porta talheres. Eles também podem ser usados para você por suas maquiagens e pincéis. 

Relógios, pulseiras, óculos e outros acessórios bem organizados nas gavetas. Assim você não perde nada e ainda ganha tempo na hora de se vestir.




Se você é como eu e tem somente as makes que usa, nada de excesso. Pode colocar tudo em uma gaveta tranquilamente. Os espaços menores para os batons, os maiores para pincéis, sombras, rímel e lápis.



Cabides tem mil e uma utilidades...

Esse tipo de gancho é perfeito para pendurar colares ou cintos. Você pode colocar esses ganchinhos, que são super baratos, em um cabide de madeira e deixar pendurado dentro do armário ou parafusar a madeira em uma das laterais de algum móvel ou na parede. 


Esse cabide já vem com os ganchos, mas se você não encontrar esse modelo pronto, como eu disse , você pode colocar ganchinhos em vários desses para por seus cintos.







EXTRA: O que fazer com as roupas de outras estações que eu não estou usando??? Existe um modelo de embalagem super prática que você fecha à vácuo utilizando o aspirador de pó. Você encontra em grandes redes de supermercados e na revista do AVON. Eu tenho vários desses e garanto que são maravilhosos porque diminuem muito o volume. O único problema é que as roupas precisam ser passadas quando tiradas da embalagem porque ficam muito amarrotadas.






E depois de toda essa trabalheira e um dia inteiro arrumando seu armário, é assim que ele vai ficar:



Tá bom, vamos nos convencer de que nós organizadores não fizemos mágica ...  mas é possível ter um armário super organizado se você se comprometer principalmente em colocar as roupas de volta nos lugares de onde tirou, esse é o grande segredo. Claro que existem muitas outras formas de organizar tanto um armário de seis portas, o mais comum na casa dos brasileiros, como um closet enorme, mas todas as dicas não caberiam aqui. Aos poucos vamos botando a casa em ordem.
Obrigada pela visita e bom trabalho!!! Espero que aproveitem as dicas!

Marcia Peixoto 
Consultora de moda e beleza 
Organizadora de closets e armários






4 comentários:

  1. hummm.. agora nas férias irei arrumar minha bagunça.. adorei as dicas... bx

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Otimas dicas!!! Amei o post!

    www.lentefashion.com

    ResponderExcluir