quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Se for preciso, volte...

Quando podemos mudar de direção? É possível se desfazer de todos os planos, todos os objetivos e retroceder para recomeçar por outro caminho? São perguntas que venho me fazendo já a algum tempo. Não somente no ramo profissional  mas escolhas pessoais também, metas que tracei e que hoje parecem não se aplicarem mais a mim. Acho que com a vivência de algumas experiências nós testamos nossos limites e percebemos, não que estamos no caminho errado, mas que poderíamos ser tantas outras coisas se quiséssemos. Novas oportunidades começam a surgir, você passa a ter outra perspectiva sobre as coisas, sobre os ramos profissionais e a balança começa a desequilibrar e de repente você se vê pendida para o lado contrário.
Não existe uma regra que diz que você não pode recomeçar tudo aos trinta e dois anos. Outra faculdade, outro lugar para morar, tantas outras metas. Você percebe que talvez aquilo que você batalhou por tanto tempo para conseguir não é o que realmente vai te fazer feliz, não vai te satisfazer como profissional. Então mude! Mude de casa, mude de cidade, mude de emprego, mude de curso, mude de namorado, mude seus gostos, mude sua vida, não há regra, nunca esqueça disso. 
Algumas pessoas podem te julgar, dizer que o retrocesso é sinal de que tudo deu errado, sinal de fracasso mas na verdade você está apenas fazendo um retorno para entrar em outra via, ora , e as vezes para poder dobrar em alguma direção  não precisamos retornar e voltar algumas ruas? Talvez as pessoas vejam isso como  perda de tempo, eu vejo como um novo caminho, mesmo voltando você não continua na mesma direção, mais a frete dobra para um lado diferente.
Eu projetei várias coisas, escrevi metas, decidi onde iria morar, o que gostaria de fazer da vida, que tipo de família gostaria de te,. mas confesso que depois de estudar, de trabalhar em algumas coisas, de morar em alguns lugares começo a perceber que talvez voltar fosse a melhor escolha. Existe um mundo vasto de possibilidades no exato lugar em que você começa a trabalhar pelo seu sonho, ou pelo seu objetivo. Pode soar muito poético mas é a mais pura verdade. Eu começo a perceber que as possibilidades dependem do que você deseja fazer e das suas qualificações. 
Outra coisa que pesa muito depois de um tempo são os valores familiares. Chega uma hora em que a gente acaba se perguntando se todo o sacrifício de se manter longe da família e dos amigos queridos vale a pena. Não que nós precisemos deles mas estamos tão envolto em alcançar o sucesso que esquecemos daqueles que precisam de nós, da nossa força, do nosso colo, da nossa ajuda. 
Então, nos últimos tempos eu ando "balançando" e querendo mudar. Pensando se esse caminho é mesmo o certo, se esse lugar é mesmo o certo. Por muito tempo eu ambicionei viver em um lugar onde todo o tipo de cultura estivesse a poucos metros de mim, onde as opções não se esgotassem, onde eu pudesse ser qualquer coisa. Mas talvez eu tenha percebido que estou do lado errado da rua, que eu preciso fazer parte de forma mais profunda das coisas, das pessoa, da política, da cidade. Talvez esteja sendo um pouco arrogante em dizer isso, mas acredito que existam lugares onde eu possa fazer coisas grandes, lugares para serem explorados , para que eu possa plantar minhas ideias e realmente fazer  diferença.
Voltar pode ser sinal de fracasso, mas as vezes é você agarrando uma oportunidade que somente você percebeu que existia, você com seus talentos especiais e com sua vontade de ser grande. Repense seus caminhos, e se for preciso faça o retorno, o destino pode mudar radicalmente e talvez a sua felicidade e satisfação também! 

XOXO
Marcinha Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário